Para que serve a coenzima Q10?

Para que serve a coenzima Q10

A coenzima Q10 (ou ubiquinona) é uma substância sintetizada naturalmente pelo corpo, que possui importante atividade antioxidante e é essencial para a produção de energia celular.

Apesar de sua presença no organismo ser fundamental, sua produção diminui conforme envelhecemos. Seus níveis também podem ser prejudicados pelo uso de alguns medicamentos, como as estatinas.

Por estes e outros motivos, é necessário que se faça a reposição exógena de coenzima Q10, seja por meio da dieta ou por meio da suplementação.

Todas as atividades celulares dependem de energia, portanto, a coenzima Q10 é essencial para a saúde de todo o organismo estando presente em todas as células do organismo. Porém, órgãos com grande demanda energética, tais como o coração, o cérebro, os rins e o fígado, necessitam de níveis mais elevados.

Por atuar na produção de ATP, principal fonte de energia, a CoQ10 é benéfica para os praticantes de atividades físicas, aumentando os níveis de energia e, consequentemente, o desempenho físico.

Além disso, é considerado um potente antioxidante, protegendo as células dos danos dos radicais livres produzidos diariamente pelo próprio metabolismo.

Essa sua ação, faz com que a coenzima Q10 também possua um importante papel terapêutico capaz de oferecer uma série de benefícios no tratamento de algumas doenças.

O nutriente atua como coadjuvante em certas doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e arritmias cardíacas. Mais do que isso, também pode auxiliar no tratamento de fibromialgia, retardar o processo de envelhecimento e fortalecer o sistema imunológico.

Quais os benefícios da coenzima Q10?

A coenzima Q10 pode oferecer diversos efeitos benéficos e terapêuticos. Sabe-se que níveis adequados de CoQ10 são necessários para as células funcionarem adequadamente, uma vez que sua principal atividade é dentro das mitocôndrias, na produção de energia.

Por isso, a suplementação com coenzima Q10 é muito utilizada por praticantes de atividades físicas, já que auxilia no fornecimento de energia e na recuperação muscular.

Dessa forma, é possível notar a melhora no rendimento bem como na taxa metabólica, estendendo, desse modo, seus benefícios para aqueles que buscam controlar o seu peso.

A coenzima Q10 também é conhecida pela sua potente atividade antioxidante. Assim, protege as células combatendo os radicais livres.

Esse nutriente se torna benéfico para o funcionamento do coração, diferenciação celular, efeito protetor no cérebro, regeneração muscular, proteção do DNA e retardo do envelhecimento da pele.

Veja com mais detalhes alguns benefícios associados à coenzima Q10:

  • Reposição de CoQ10 em pessoas que fazem uso de estatinas

Estatinas são medicamentos utilizados para combater o colesterol, porém seu efeito reduz a síntese de coenzima Q10 pelo corpo.

Baixas concentrações de coenzima Q10 estão relacionadas à doença arterial coronariana, prejuízos no sistema antioxidante e na produção de energia.

A suplementação com coenzima Q10 auxilia a regular os níveis dessa substância no organismo.

  • Aumento da fertilidade feminina

Menos radicais livres e mais energia celular favorece na geração de óvulos saudáveis. Com isso, aumenta a fertilidade feminina.

  • Melhora o sistema imunológico

Situações de estresse oxidativo prejudicam o organismo e exigem uma maior demanda pela coenzima, por conta da sua ação antioxidante.

A CoQ10 ajudar a neutralizar os radicais livres, que são moléculas prejudiciais ao organismo. Com isso, assegura uma melhora no sistema imunológico.

  • Auxilia na recuperação de cirurgias

Ao melhorar o sistema imunológico, agir como antioxidante e reduzir os níveis de marcadores inflamatórios, a CoQ10 auxilia na resposta do organismo de pacientes que se recuperam de uma cirurgia.

  • Melhora o desempenho esportivo e a recuperação muscular

A coenzima Q10 atua aumentando a quantidade de energia, com isso os músculos conseguem trabalhar mais, aumentando assim o desempenho durante exercícios.

A coenzima q10 também é auxilia na recuperação muscular e diminui a fadigas musculares, comuns dos treinos de alta intensidade.

  • Auxilia no tratamento da fibromialgia

A suplementação com CoQ10 se mostra eficaz na redução dos sintomas da fibromialgia como dor, fadiga crônica e cansaço matinal.

  • Ajuda no controle da insuficiência cardíaca

Pacientes com insuficiência cardíaca tendem a ter níveis diminuídos de CoQ10. Sua reposição contribui para a manutenção dos batimentos cardíacos em frequência benéfica, além de melhorar os demais parâmetros funcionais do coração, oferecendo maior proteção do sistema cardiovascular.

  • Retarda o envelhecimento da pele

Apesar de o envelhecimento ser um processo natural, fatores como o aumento dos radicais livres aceleram o envelhecimento dos tecidos, entre eles, a pele.

A coenzima Q10 reforça a defesa contra os danos celulares causados pelos radicais livres, preservando o aspecto da pele, além de estimular a produção de colágeno e elastina, importantes proteínas estruturais da pele.

Para que serve a coenzima Q10
Entenda para que serve a coenzima Q10

Principais benefícios da coenzima Q10

  • Melhora do desempenho físico;
  • Aumento da produção de energia;
  • Redução da fadiga;
  • Melhor transporte de oxigênio e nutrientes para o corpo;
  • Regulação do crescimento e diferenciação celular;
  • Auxilia no controle da pressão arterial;
  • Importante ação antioxidante;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Ameniza a flacidez e as rugas;
  • Auxilia no combate de doenças cardiovasculares;
  • Protege o coração;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Retarda o processo de envelhecimento;
  • Ajuda a regenerar a vitamina C e a vitamina E;
  • Retarda a progressão do Alzheimer e do Parkinson;
  • Auxilia no tratamento da fibromialgia.

Qual a melhor marca de coenzima Q10?

Para o organismo funcionar em plenas condições são necessários diferentes nutrientes, entre eles está a coenzima Q10. Com níveis adequados, você garante uma série de benefícios para a saúde, tais como auxiliar no tratamento e prevenção de doenças e até potencializar seus resultados dos treinos.

Seja pela baixa ingestão, produção inadequada ou uso de certos medicamentos, a deficiência de coenzima Q10 pode ocorrer.

Mesmo ingerindo diariamente fontes ricas de coenzima Q10, como carnes, aves e peixes, seu nível no sangue e nos tecidos não aumenta significativamente, portanto, se faz necessária uma suplementação.

O suplemento de coenzima Q10 é uma excelente alternativa, mas para que se tenha o máximo efeito e segurança, é recomendada a utilização de suplementos com certificação da qualidade.

Suplementos de CoQ10 estão à venda em lojas de suplementos alimentares e produtos naturais tanto físicas, quanto online. O melhor suplemento de coenzima Q10 você encontra no site da Nutriblue onde você também pode comprar atacado de suplementos.

Encontre o melhor preço e compre com total segurança e certeza de qualidade do produto.

Todos os produtos vendidos no site da Nutriblue possuem garantia de qualidade e são registrados na ANVISA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *