Quais são os benefícios de massagear os pés?

Quais são os benefícios de massagear os pés?

Quem já teve seus pés massageados, sabe que esta é uma atividade muito relaxante. Após um dia de trabalho, uma festa ou qualquer outra atividade que exige muito desta parte do corpo, ter esta atenção para aliviar a circulação e a musculatura é algo que vai ajudar muito a ter um momento de descanso.

Mas, ao contrário do que a maioria pensa, uma massagear os pés não serve apenas para relaxar. Isso porque ela pode servir até para o tratamento de doenças e enfermidades, além de ajudar no melhor funcionamento do corpo.

Veja a seguir alguns dos principais benefícios que a massagem nos pés pode proporcionar ao organismo. E não precisa nem de muito, apenas 10 minutos por dia podem fazer toda a diferença.

Circulação do sangue

Um primeiro grande benefício de massagear os pés é a estimulação da circulação sanguínea. Isso porque ela pode dilatar os vasos sanguíneos, o que contribui para que o sangue flua melhor pelo corpo.

A circulação eficiente do sangue é benéfica para o bom funcionamento de várias partes do corpo e redução das dores das pernas e dos pés.

Alívio e sensação de descanso

Com uma boa massagem nos pés é possível sentir um grande alívio nas tensões, além de facilitar o relaxamento e também contribuir para o bem-estar.

Um dia estressante, uma prova ou algo que tenha exigido bastante concentração pode deixar várias irritações musculares. Ao passar por uma sessão de massagem nos pés ou em outras partes do corpo, você terá uma sensação de alívio profundo e ampliará a capacidade de descanso.

É como se você tivesse dormido horas em um sono relaxante e profundo.

Controle das emoções

A medicina oriental indica que várias dores podem ser sanadas com toques nos lugares certos do corpo, é nessa teoria que se baseia a acupuntura, por exemplo.

No caso da massagem é a mesma situação. O toque correto em determinado ponto permite aliviar a tensão, equilibrar as emoções e até a tratar algumas das doenças da modernidade, como são os casos da ansiedade e da depressão.

Sim, uma massagem nos pés pode ajudar alguém que passa por depressão. Pouquíssimas pessoas sabem, mas há pontos de reflexos em nosso pés. Estes pontos por sua vez, refletem em outras áreas do corpo.

Por exemplo, temos pontos que refletem o coração, e, se fizermos massagem neles, o coração sentirá reflexos, o que o ajudará a funcionar melhor. E isso pode ser aplicado em vários outros pontos do pé.

Uma boa massagem nos pés vai liberar no corpo a serotonina, hormônio responsável pela felicidade e anulação dos sentimentos que levam a depressão.

Pele mais macia

Ao agir para melhorar a circulação sanguínea, a massagem nos pés contribui também para melhor oxigenação dos tecidos da pele. Isso vai ajudar para que ela fique mais macia e bonita.

Pele macia e resistente é sinal de que a sua saúde está em dia. Por isso, além de cuidar para ter uma boa alimentação e também hidratação, que tal incluir algumas sessões de massagem em sua rotina?

O que é reflexologia?

A técnica de massagear o corpo surgiu na medicina tradicional chinesa e tem como nome técnico a reflexologia, quando é direcionada aos pés e mãos para aliviar alguma parte do corpo.

A reflexologia podal, aquela que é aplicada nos pés, é uma terapia alternativa muito usada como tratamento para aliviar dores e desequilíbrios que estejam acontecendo em outras partes do corpo.

Como funciona a reflexologia? Os chineses descobriam uma ligação dos pés e mãos com outros órgãos do mesmo lado do corpo. Ou seja, membros esquerdos atuam para aliviar coração, parte do cérebro e outras áreas do mesmo lado.

O especialista em reflexologia, ao massagear os pés ou mãos, entenderá quais são as suas reclamações e atuará nos pontos que agem para alivio delas com o uso dos polegares e logo você sentirá os efeitos.

Ao passar por uma sessão de massagem com um profissional, ele vai te questionar sobre histórico de doenças e suas reclamações, para então fazer uma análise completa do funcionamento do seu corpo. Isso vai ajudá-lo a compreender o tratamento mais adequado e a quantidade de sessões que serão necessárias para obter o sucesso.

Além disso, o famoso Yin Yang são representações das funções de estrutura e nutrição (Yin) e as funções de todos os órgãos do corpo (Yang).

Massagem é saúde

Os estudos chineses revelam que as massagens nos pés, mãos e outras partes do corpo são úteis em diversos tratamentos e também ajudam no bom funcionamento dos órgãos, mas isso não quer dizer que você deva ignorar um atendimento médico.

A reflexologia é uma aliada para eliminar o estresse, a depressão e também para conseguir um relaxamento mais completo de toda a musculatura.

Tenha um estilo de vida mais saudável, alimente-se melhor, faça exercícios e massagens e veja os reflexos no bom funcionamento do corpo e menos irritações e estresse.

Veja também:

Como é feita a drenagem no ouvido?

Quais são os métodos contraceptivos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *