O que fazer para cantar bem?

O que fazer para ter uma voz boa para cantar?

Quem busca dicas sobre o que fazer para ter uma voz boa para cantar chegou ao artigo certo. As artes musicais são muito mais que uma forma de entretenimento, sendo também uma paixão verdadeira de muitas pessoas.

Se você se encaixa nesse grupo e quer saber como melhorar a sua voz, não deixe de ler até o final!

Mesmo que você ainda não tenha experiência com canto, é possível seguir algumas dicas básicas para garantir que esteja sempre no topo do seu jogo. Ficou curioso? Então vamos lá!

Estude técnica vocal

Praticar é o caminho mais rápido e eficiente para aprender a cantar. E hoje na internet é fácil encontrar muito material de qualidade para te ajudar com informações e dicas.

Confira abaixo o que fazer para ter uma voz boa para cantar. Listamos alguns sites onde você pode encontrar informações relevantes sobre o canto e técnicas para melhorar o canto:

  1. Cifra Club Youtube: O Youtube é uma grande fonte de informações de todos os assuntos, muitas vezes, os materiais até podem ser cruzados e desencontrados, mas existem canais com dicas bem úteis e completas, como é o caso da playlist de canto do Cifra Club;
  2. Cursos de Canto: Se você está procurando sobre conteúdo para leitura, por querer se aprofundar ou por não poder assistir vídeos no momento, o site Cursos de Canto tem um ótimo material que pode te ajudar a compreender as técnicas necessárias para cantar bem;
  3. Udemy: Esta é uma plataforma de cursos que geralmente têm um custo muito baixo. Há opções sobre vários assuntos, inclusive de técnica vocal. Se deseja levar a sério o seu aprendizado, começar com um investimento em um curso da área pode ser um ótimo caminho.

Aqueça a voz todos os dias

O primeiro passo que deve seguir é cuidar da sua saúde vocal. Todos os dias, ao acordar, você pode fazer uma série de exercícios para aquecer a voz, mesmo que não cante naquele dia.

O simples ato de falar já movimenta órgãos e músculos que precisam de treinamento como qualquer outra parte do corpo.

Portanto, o aquecimento diário mantém a saúde da sua garganta e das cordas vocais.

Uma ótima dica de aquecimento vocal matinal é emitir o som de “aaaaa” em vários tons. Isso funciona como uma forma de “acordar” a sua voz e evitar o esforço excessivo das pregas ao longo do dia.

Inclua o mel e o limão em sua dieta

Esta combinação é uma ótima forma de suavizar a voz sem alterar o seu tom. O ideal é que você beba um copo logo ao acordar.

Outro alimento que ajuda você a ter uma voz boa para cantar é a maçã. A acidez presente na fruta é responsável por promover uma limpeza na laringe, faringe, esôfago e nas pregas vocais.

Por último, procure também fazer um gargarejo com uma solução de vinagre e sal. A inclusão desses ingredientes na sua dieta pode melhorar significativamente a saúde da sua voz.

Evite o álcool, leite e chocolate

Bebidas alcoólicas fazem com que o corpo se desidrate com muita rapidez. Isso prejudica muito as pregas vocais e pode até mesmo causar algumas condições como a tosse e a perda momentânea da voz. 

O leite e o chocolate também não são recomendados para quem quer saber o que fazer para ter uma voz boa para cantar. Os dois alimentos aumentam a produção de muco e alteram o pH da boca, causando pigarros que forçam a garganta.

Treine a sua respiração

A respiração é um dos fatores mais importantes quando o assunto é cantar bem. O ideal é que você treine a respiração pelo diafragma, posicionando a mão na cintura para perceber o órgão se inflando de ar.

Vale lembrar que a expiração deve sempre ser mais longa que a inspiração. Portanto, procure inspirar contando até 5 e, então, expirar contando até 10.

Isso ajuda a segurar notas por mais tempo e evitar que você perca o fôlego durante o canto.

Além das dicas que apresentamos aqui para quem deseja ter uma voz boa para cantar, tente nunca forçar a sua falando muito alto. O ideal é que a fala saia naturalmente, sem que você sinta que está, de alguma forma, forçando as pregas vocais.

Tenha em mente que aprender a cantar bem é uma tarefa que envolve muito compromisso com a sua saúde.

Portanto, procure aplicar tudo o que falamos aqui em seus hábitos diários para que o canto seja algo muito mais natural e prazeroso para você.

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar este artigo com dicas do que fazer para ter uma voz boa para cantar bem em todos os seus perfis nas redes sociais.

Aproveite para ler também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *