Dicas de decoração para apartamento pequeno

como decorar apartamento pequeno

Quem tem um imóvel pequeno ou está de olho na possibilidade de adquirir ou alugar um espaço com baixa metragem, pode muitas vezes se perguntar se existe alguma regra ou solução que ajude a organizar a decoração para apartamento pequeno.

Pensando em favorecer um pouco as ideias de quem busca por informações deste tipo, sugerimos neste post algumas dicas bastante práticas para fazer a decoração de um apartamento pequeno.

Elas são ideais para pessoas solteiras, idosas e casais sem filhos que, por alguma razão, vivem ou pretendem morar em um apartamento pequeno, como por exemplo, uma kitnet para alugar em São Paulo, mas que gostariam de deixa-lo mais funcional e organizado e, principalmente, sem gastar muito!

Como base nestas sugestões que trazemos, você poderá ter um pouco de noção de como decorar e, principalmente, entender quais são algumas soluções coringas que deixarão seu cantinho muito mais agradável. Confira!

decoração para apartamento pequeno
Aprenda como decorar apartamento pequeno

7 dicas de decoração para apartamento pequeno

Quem mora em pequenos espaços precisa pensar de forma prática e ter objetos que possam ser multiuso, tendo mais de uma função.

1ª dica – Faça móveis sob medida

Na hora de decorar seu pequeno apartamento, a nossa primeira grande dica é que você, dentro da possibilidade, capriche na distribuição de espaço existente com o que pode otimizar.

Aqui estamos falando exatamente do modo como irá dispor sofás, armários, mesas, cadeiras, cômodas, camas e demais itens de mobília.

Tendo um planejamento decorativo com o espaço destinado para cada móvel, fica muito mais fácil organizar cada ambiente do seu apartamento, o que evitará grandes dores de cabeça e, especialmente, deixará sua casa muito mais organizada.

Optar por móveis sob medida para decoração de apartamento pequeno é uma opção inteligente, porque eles ajudam no aproveitamento de espaço e, de uma maneira geral, colaboram com a otimização de circulação no local.

2ª – Evite espalhar muitos objetos pelo apartamento

Não importa o quanto é pequeno seu lugar para morar, mesmo que seja um apartamento de 1 quarto, ele precisa estar sempre muito bem organizadinho.

Por isso, tenha sempre a possibilidade de deixar cada item de decoração e de uso em seu dia a dia muito bem ordenado. Evite deixar muitos objetos espalhados pelo apartamento. Isso dará uma sensação clean de organização e, de uma maneira harmoniosa, não deixará seu cantinho com a sensação de que falta espaço demais, além de deixar o local mais agradável.

3ª – Tenha um bom projeto de circulação

Pense no quanto você pode otimizar cada metro presente em seu apartamento. Evite sofás muito largos, por exemplo. Ao comprar poltronas, prefira aquelas sem braços, que não ocupem espaço demais.

Prefira móveis sob medida, que possam ser suspensos, isso irá garantir mais possibilidade de espaço no piso, garantindo mais suavidade ao ambiente. Além do mais, você pode instalar portas de correr, pois elas podem ser uma excelente opção para reduzir o ângulo de espaço de abertura e, justamente ali, pode ter um armário a mais para guardar louças, roupas de cama ou mesmo calçados.

Pense de maneira estratégica! Se cada centímetro for usado com inteligência, você só tem a ganhar mais espaço na decoração para apartamento pequeno!

4ª dica – Invista em espelhos

Se você ouviu alguma vez alguém falando que os espelhos ajudam a aumentar a sensação de tamanho e de profundidade de um espaço, esta pessoa disse uma grande verdade.

Os espelhos servem como um recurso muito interessante de decoração, uma vez que aumentam visualmente o tamanho de um local. Portanto, para dar uma sensação de amplitude, invista em espelhos na sua decoração.

5ª – Opte por cores neutras na pintura

Ao pintar um apartamento pequeno, dê preferência a cores claras. Elas o ajudarão a manter um ar de suavidade no espaço, garantindo muito mais despojamento ao local, além de não deixar quem o visualiza com uma sensação de sufocamento.

Priorize cores como branco ou bege. Deixe as mais fortes, como vermelho, laranja, azul, roxo e verde, para detalhes de decoração, como plantas, mantas, quadros, ícones ou livros.

Aproveitar elementos mais coloridos na decoração do apartamento pequeno é uma boa carta na manga, pois ao mesmo tempo em que não polui o espaço visualmente, ainda pode incorporar itens que sejam do seu gosto e que contam um pouco da sua história, hobbies ou personalidade.

Você verá que, com isso, seu apartamento pequeno nem parecerá mais assim tão pequeno!

6º – Invista em itens de tecnologia

Se você tiver a possibilidade de ter algum item hi-tech em seu apartamento, use e abuse dessa regalia!

Vale investir em abajur, computadores, dispenses, luzes, cortinas e persianas automatizadas. Além de serem muitas vezes instalados sob medida ou virem com configuração de fábrica pequena, o que ajuda a não ocupar muito espaço.

Alguns desses itens cumprem muito bem com suas funções de otimização, ajudando tanto a economizar energia quanto a garantir mais oportunidade de distribuição de espaço, o que dá a chance de se ter objetos modernos, funcionais e elegantes em sua casa.

7ª – Evite ser um acumulador!

Essa regra é um pouco difícil de ser levada a risca por pessoas que costumam comprar muitas coisas e não podem ver uma promoção, que já vão inserindo objetos em seus carrinhos!

Contudo, com um bom jogo de cintura, é possível evitar o desperdício e ter em casa somente aquilo que realmente for necessário. Evite ter roupas que você não usa há muito tempo (um excelente destino para elas é a doação para entidades de filantropia), a mesma coisa vale para calçados, objetos de decoração guardados, móveis que não são funcionais, eletrodomésticos e utensílios, em geral.

Se você pesquisa por dicas de decoração para apartamento pequeno é importante saber que é necessário sempre pensar funcionalidade do que tem em casa.

A melhor opção para quem mora em um espaço pequeno é, sem dúvida alguma, o descarte daquilo que não é usado e que está ali roubando espaço!

Qual outra dica você adicionaria aqui para ajudar na decoração de um espaço pequeno? Compartilhe sua ideia aqui nos comentários.

Se achar que as dicas são boas e úteis para algum amigo ou familiar, compartilhe com eles agora por meio das redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *