Dicas de segurança no ambiente de trabalho

segurança no ambiente de trabalho

Para garantir a segurança no ambiente de trabalho muitas são as questões envolvidas, sendo que para todas essas medidas, existem regras claras e que são fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Quando se pensa em segurança no ambiente de trabalho, muitos estimam que tais medidas se referem somente aos equipamentos de proteção individual (EPIs). Mas, na realidade, a segurança no trabalho é muito mais abrangente.

Acidentes podem ocorrer nos mais variados locais e pelos mais simples motivos. Quando esses incidentes ocorrem dentro de um ambiente corporativo, eles são considerados acidentes de trabalho e acarretam em diversos problemas, tanto para os empregados quanto para empregadores.

Os acidentes variam desde um escorregão em um chão que não foi seco como deveria até a perda de um dedo em uma determinada máquina. Por isso, em todos a segurança no ambientes de trabalho é necessária para que todos que transitem pelas dependências da empresa estejam sempre protegidos.

Toda companhia, pública ou privada, que possua empregados regidos pela Consolidação das leis trabalhistas (CLT) precisa estar atenta as Normas Regulamentadoras (NRs) relativas à segurança e saúde no trabalho, sendo que estas são estipuladas pelo MTE. O não cumprimento de tais regras acarreta em penalidades que vão desde a aplicação de multas até o impedimento da continuidade das atividades.

Os empregados que se recusam, injustificadamente, a cumprirem as normas que zelam pela segurança no ambiente de trabalho estão cometendo atos faltosos que também são punidos.

CIPA promove segurança no ambiente de trabalho

Algumas empresas com mais de 20 funcionários devem ter a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que tem como objetivo investigar acidentes já ocorridos, buscar formas de que esses não ocorram novamente e nem de outros tipos, orientar aos funcionários quanto ao uso de EPIs e sobre atitudes que podem preservar a segurança no ambiente de trabalho.

É uma comissão elegida, por meio de votação, que conta com funcionários e um representante do empregador, que pode ser um profissional de segurança do trabalho.

É preciso conhecer as NRs que regularizam a segurança no ambiente de trabalho e colocá-las em prática. Algumas empresas são especializadas em segurança e saúde no trabalho e têm como um dos objetivos colaborar com outras companhias para que tudo seja feito da melhor forma.

O grupo BMPC fornece soluções em saúde ocupacional, segurança no trabalho, perícias, assessoria jurídica e consultoria para o e-social. Uma empresa com mais de 25 anos de experiência, e que com isso, proporciona as melhores soluções em segurança no trabalho para as empresas que precisam de assessoria, indicações e tudo o mais relacionado a isso.

8 dicas sobre segurança no ambiente de trabalho

Algumas dicas são importantes para empresas de todos os portes e que atuam em qualquer área com relação a segurança no ambiente de trabalho. Anote aí!

  • Identificar riscos – é preciso observar atentamente o espaço físico da empresa como um todo e identificar locais e situações que podem vir a trazer riscos. Um piso que seja mais escorregadio ao molhar ou uma escada que não tem corrimão, por exemplo, representam um alerta
  • Evitar os acidentes – identificado os riscos, é preciso tomar atitudes para que eles sejam solucionados. Colocar uma placa quando o piso estiver molhado, instalar o corrimão
  • Sinalização – uma boa sinalização é essencial para evitar acidentes
  • Treinamento – oferecer treinamento falando sobre a segurança no trabalho e os riscos de não cumprir e observar as normas
  • Monitoramento contínuo – é preciso ter um funcionário responsável por observar e fazer cumprir as normas
  • Manutenção em dia – muitos acidentes ocorrem por falta de manutenção — tanto do espaço físico quanto dos equipamentos. É preciso estar com a manutenção sempre em dia
  • Kit de primeiros socorros – é essencial ter um kit completo de primeiros socorros
  • Regras dos bombeiros – imprescindível estar em dia com os equipamentos como extintores, com todas as normas e que todos realizem treinamento para saber utilizar os equipamentos

Você pode perceber aqui que a segurança no ambiente de trabalho é fundamental para preservar a vida dos funcionários e também para evitar que as empresas tenham problemas jurídicos e também com a legislação.

Sempre preparamos conteúdos diversos com dicas para deixar você bem informado.

Além de saber mais sobre a segurança no ambiente de trabalho, aproveite para entender sobre as normas de segurança para locação de andaimes, qual o poder de uma palestra motivacional? e descubra como funciona uma investigação conjulgal.

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