Hipertrofia dos lábios vaginais: sintomas, tipos e cuidados que deve ter

hipertrofia dos lábios vaginais

A hipertrofia labial é uma condição na qual um ou ambos os lábios vaginais são maiores que o normal. Fique atento, você vai entender agora o que é hipertrofia dos lábios vaginais.

A condição geralmente afeta os lábios internos, no entanto, também pode afetar os lábios externos, as duas grandes dobras de tecido gorduroso que cobrem a vagina.

Não é uma condição médica que necessite de tratamento, a menos que seja uma enorme fonte de desconforto e constrangimento para a mulher.

Sintomas e tipos de hipertrofia labial

Alguns dos sintomas comuns incluem:

  • Lábios visivelmente maiores
  • Irritação, desconforto ou dor na região da virilha ao usar roupas apertadas, como roupas de banho
  • Infecções fúngicas vaginais crônicas
  • Desconforto durante atividades físicas causado pelo atrito, como andar de bicicleta, correr ou andar a cavalo
  • Desconforto durante a relação sexual

Classificação da hipertrofia labial

A hipertrofia dos lábios vaginais é classificada com base na forma e na sintomatologia clínica, e não por meio do comprimento em centímetros. O objetivo deste sistema de classificação é selecionar estratégias cirúrgicas com base no tipo de hipertrofia labial.

Diagnóstico e testes

A condição pode tornar-se óbvia durante a infância ou puberdade. O diagnóstico é facilmente confirmado por meio de um simples exame físico.

Tratamento e cuidados que você precisa ter

  • O tratamento depende do indivíduo e dos seus sintomas
  • O uso de roupas soltas e cremes ajuda a evitar irritações
  • Nos casos em que a condição causa desconforto ou sofrimento extremo, pode ser realizado um procedimento cirúrgico conhecido como labioplastia, indicado para a redução dos lábios vaginais

A labiaplastia como tratamento para a hipertrofia dos lábios vaginais já existe há décadas. E, embora, só
recentemente se tenha popularizado, a técnica já é realizada por ginecologistas e cirurgiões plásticos há várias décadas.

Quão grandes são normalmente os lábios vaginais?

Esta é a dúvida constante das pacientes, no entanto, é difícil de responder. Não existe uma medida padrão, porque a forma e o tamanho dos lábios variam.

Com uma definição tão ampla do que é considerado “normal”, é extremamente importante que, como mulher, você não se compare com as outras. Só porque alguém tem “uma vagina diferente”, isso não significa que você não tenha uma vagina normal. Desde que esteja saudável e o ginecologista confirme isso, a sua é perfeitamente normal.

O que causa a hipertrofia dos lábios vaginais?

A condição ocorre quando os lábios da vagina alongam fora do normal durante a puberdade.

Até hoje não se conhece uma razão específica que cause a hipertrofia dos lábios vaginais. Pode não ser genética, embora alguns relatos indiquem que este seja um fator extremamente forte. Os estudos ainda seguem no campo da teoria.

Ela não é causada pela masturbação, a menos que você “estique e puxe os lábios frequentemente” (o que é bastante incomum).

Em alguns casos, é simplesmente causada pelo parto vaginal, um trauma ou envelhecimento. Grandes ganhos e perdas de peso também podem ser uma das causas.

Algumas mulheres tendem a notar esse crescimento após o parto, enquanto outras, bem mais jovens, sem nunca ter tido relações sexuais, mesmo assim têm os pequenos lábios vaginais salientes.

É uma doença?

A hipertrofia dos lábios vaginais não é uma doença ou infecção sexualmente transmissível, nem algo que necessite de tratamento.

Agora que você já compreende melhor o que é hipertrofia dos lábios vaginais, aproveite para ver também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *