Alteração do titular da conta da Sabesp

Como fazer a alteração do titular da conta da Sabesp?

Se você vai mudar de endereço, vendeu, alugou ou comprou uma casa e mora em São Paulo, provavelmente terá a necessidade de fazer a alteração de nome do titular da conta de água da Sabesp.

Este procedimento evita problemas futuros, uma vez que se continuar em seu nome e se o novo morador não cumprir com suas obrigações, você que ficará em débitos com a empresa. Para evitar isso, nada mais natural que procurar a Sabesp e fazer a alteração dos dados.

Aprenda abaixo os procedimentos necessários e como proceder para efetuar esta mudança de nome. A transferência tanto pode ser de pessoa física como de pessoa jurídica, logo abaixo vamos explicar cada caso.

Como fazer a alteração de nome do titulo da conta da Sabesp?

Para fazer a alteração cadastral basta procurar o posto mais próximo da Sabesp com os documentos necessários para fazer a alteração de nome, mas isso também pode ser feito pelo site da empresa.

Alteração de nome pessoa física

Para alteração da conta de água da Sabesp são necessários os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade: Pode ser RG, CNH ou documento de identidade de Conselhos ou Ordens de Classe (OAB, CRM, CREA e outros) – original e cópia;
  • CPF – original e cópia;
  • Documento da propriedade ou posse do imóvel: Escritura Publica, IPTU ou contrato particular de compra e venda ou contrato de locação – original e cópia;
  • Conta de água Sabesp – original;
  • RGI – Registro Geral de Imóvel – basta informar o número;
  • Termo de Responsabilidade de Alteração Cadastral que é fornecido pela Sabesp. Este termo deve ser levado preenchido e assinado pelo solicitante do serviço;
  • O serviço de alteração de nome do titular da conta de água Sabesp é gratuito.

Alteração de nome pessoa jurídica

Os documentos são basicamente os mesmos da pessoa física, porém, com acréscimo de mais algumas informações para processar a alteração cadastral na Sabesp:

  • CNPJ – original e cópia;
  • Inscrição Estadual – original e cópia;
  • Documento que comprove vinculo com a propriedade do imóvel: Escritura Publica, IPTU ou contrato particular de compra e venda ou contrato de locação – original e cópia.

Segunda via do acordo de conta de água da Sabesp

Nem sempre conseguimos manter as despesas em dia. Por conta de diversos motivos as pessoas atrasam as contas, sejam elas de água, telefone, energia, cartão de credito, etc.

Os motivos são muitos, desde desemprego, quebra do carro, impostos de início de ano, etc, mas sempre há uma possibilidade de negociação, a melhor opção é fazer um acordo. Por causa disso, a Sabesp também abre um canal com possibilidades de negociar o saldo atrasado e parcelar o debito da sua conta de água.

E uma das contas que não se pode deixar atrasar ou deixar de pagar é o de serviço de água, mas se você está com mais de uma pendência e está com dificuldades financeiras, saiba que a Sabesp faz acordo, o que te proporciona um parcelamento das contas atrasadas e evitar a interrupção do serviço.

Se você precisar pode acessar o site da Atualizo, lá além conseguir todas as informações sobre como obter a 2ª via da conta da Sabesp, também tem a disposição uma série de informações para diversos serviços de utilidade pública.

Como negociar com a Sabesp?

Você pode ir até uma agência da Sabesp levando seus documentos: RG e CPF e solicitar um acordo de parcelamento da conta em atraso. O serviço também está disponível por meio do telefone da empresa.

Outra forma bem pratica para fazer acordo Sabesp é através da internet, pelo serviço Agencia Virtual, na pagina da empresa. Lá, clique na opção consulte seus débitos, informe seu RGI e lá vai constar suas pendências, veja a forma de pagamento e então poderá emitir a 2ª via do acordo conta de água da Sabesp.

Se você prefere o atendimento presencial, pode então ir a um dos postos de serviço com os documentos apresentados acima e checar as possibilidades de parcelamento do débito.

9 comentários

    1. não posso concluir a troca de titulariada pela plataforma vitual, eu sou o proprietário do imovél que estava alugado e gostaria de retornar a conta para o meu nome.

  1. Boa noite
    Eu administro um apARTAMENTO EM BOTUCATU NA RUA LOURENCO CASTANHO 727 APTO 8 E SEMPRE FOI ALUGADO, MAS O NOME DO TITULAR ESTA NO NOME DA INQUILINA E PRECISO PASSAR PARA O MEU NOME.
    sOU DE bOTUCATU, AGORA O APTO ESTA VAZIO E PRECISO IMPRIMIR A SEGUNDA VIA DA CONTA E NAO ESTOU CONSEGUINDO.
    EU SOU A DONA DO APTO.

  2. Boa noite
    Eu administro um apARTAMENTO EM BOTUCATU NA RUA LOURENCO CASTANHO 727 APTO 8 E SEMPRE FOI ALUGADO, MAS O NOME DO TITULAR ESTA NO NOME DA INQUILINA E PRECISO PASSAR PARA O MEU NOME.
    sOU DE bOTUCATU, AGORA O APTO ESTA VAZIO E PRECISO IMPRIMIR A SEGUNDA VIA DA CONTA E NAO ESTOU CONSEGUINDO.
    EU SOU A DONA DO APTO
    AGUARDO RESPOSTA
    MARLY.

  3. Boa tarde . Pois Gostaria de comonicar que tem 7 contas de agua no meu nome no serasa de 2016 e 2017 que nao sao minhas isso e da pessoa que estava la nessa data .. Pois por gentileza gostaria que tirasem do meu nome ..Pois tenho meu nome negativado duma coisa que nao e meu …Pois tem o nome da pessoa que estava la nesses anos e meses … O endereco Rua Euclides Pacheco .01060… RGI 01519877/42 .. NO da Conta 1475015198771 Pois estes numeros sao referentes ao ano de 2019 ..Agradeco a vossa atencao MEU NOME VITOR FERNANDES

  4. sou responsavel por um imovel herdado da minha mae a qual consta como responsavel pela conta de agua pois, ela faleceu e como faço para regularizar estas contas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.