5 dicas mais importantes de mesa posta

5 dicas mais importantes de mesa posta

O fenômeno mesa posta certamente veio para ficar. Afinal, embelezar a mesa com uma linda decoração só traz benefícios para toda família, convidados e para a energia do ambiente.

Além disso, o ato de realizar uma bela mesa posta não nos toma muito tempo ou necessita de muito investimento, desse modo acabaram as desculpas para que se dê a devida atenção ao principal móvel da casa; a mesa.

Postar a mesa nos remete a coisas agradáveis, e para aquelas que não praticam e gostaria de alguns ensinamentos, separamos alguns itens que vão ajudar em qualquer situação.

Dicas incríveis de mesa posta

Acompanhe nossas orientações abaixo, depois você encontrará mais algumas informações bem úteis.

  • Atente-se a ocasião – Muito importante é saber para qual refeição e quais pessoas serão servidas;
  • Roupa de mesa, tais como toalha de mesa, guardanapos e jogos americanos;
  • Obedeça uma pequena ordem de organização – Alguns itens básicos de etiqueta irão lhe ajudar em como dispor melhor os elementos;
  • Arranjos de mesa, um pequeno mimo ou algumas flores colocadas em pequenos vasos vão deixar a sua mesa deslumbrante;
  • Harmonia – Saber harmonizar e combinar todas as cores e estampas fará com que se aproveite mais itens e fará do seu evento ou reunião um sucesso.

A mesa posta está passando por transformações, visto que o ato de se reunir para desfrutar de uma bela refeição está ganhando mais espaço como forma de combater o estresse e a correria que afeta a vida de moradores das grandes cidades.

Algumas regras de convivência e mesa posta do passado já foram abolidas.

Por exemplo, na Roma Antiga, se alguém precisasse ir ao banheiro, não era necessário pedir licença e se levantar. Havia um penico próximo à mesa que você poderia utilizar.

Outra curiosidade: como os guardanapos ainda não tinham sido inventados por Leonardo Da Vinci, os convidados retiravam a gordura do rosto e mãos com pedaços de pães. Em algumas tribos, inclusive, esse processo de limpeza era colocando as mãos no chão.

Ainda bem que a sociedade se transformou um pouco, assim como a decoração de mesa. Hoje ela não conta mais com penicos e sim com uma vasta opção de adereços como toalhas, jogos americanos, guardanapos, caminhos de mesa, lindos talheres e muito mais.

Ocasiões para preparar uma boa mesa

A ocasião é sempre abrangente. Para quem ama decorar a mesa, coloca alguns mimos, toalha e lindas louças, todo dia é uma oportunidade de colocar design e estilo na mesa.

No entanto, é um pouco difícil concluir essa missão e acabamos deixando para ocasiões mais importantes ou datas festivas. Uma grande dica é usar cores mais sóbrias e menos estampas em para jantares e reuniões formais e em encontros familiares e entre amigos explorar alegria, desenhos e cores.

Por isso, saiba que cada ocasião influencia e muito a sua mesa posta.

Roupa de mesa

Este é um item importantíssimo da decoração de mesa. Em geral, é indicado o uso de toalha de mesa para reuniões que tenham mais pessoas. Além de proteger o móvel, fará com que se crie uma unidade no móvel.

Em encontros mais românticos como um jantar a dois, caminhos de mesa e jogos americanos são a melhor alternativa. 

Organização e etiqueta

Mesmo no dia a dia, a etiqueta pode ser útil. O fato de organizar a mesa posta seguindo algumas ordens pode facilitar os seus preparativos, visto que os itens como talheres, louças e guardanapos já tem seus lugares definidos.

Procure usar garfos e guardanapo no lado esquerdo e colher, faca e copo do lado direito. Se a ocasião pede um pouco mais de luxo, os demais itens como talheres de sobremesa e de pão vem em frente ao prato. Como mostra a ilustração abaixo.

Veja dicas de como organizar a mesa

Outra grande dica é nunca deixar talheres descansando sobre a toalha de mesa. Além de poder soar como falta de educação, tal procedimentos pode sujá-la. Por isso, procure usar um descansa talheres ou coloque sobre o prato. 

Arranjo de mesa

O arranjo é um grande complemento para qualquer mesa posta. Pode ser simples, esbelto e encorpado, só não pode ser alto e ultrapassar a medida de 30 cm. Objetos acima dessa medida podem atrapalhar o diálogo.

Lindos vasos podem ser improvisados para o cotidiano. Pequenas jarras, latas e copos podem virar vasos incríveis com arranjos florais que darão ânimo e energia para sua mesa posta.

Harmonia e equilíbrio

Saber harmonizar a mesa posta mesmo quando se tem estampas e cores muito diferentes pode ser uma arte. Em geral, deixe as cores mais fortes ou a estampa mais chamativa para toalha de mesa. Guardanapos sousplat´s e louças podem complementar com cores mais sóbrias.

Outra sugestão é usar tom pastel para toalha de mesa e liberar as estampas e cores abertas para os demais objetos.

Existe ainda uma terceira alternativa para mesa posta que seria o uso da toalha de mesa e todos os itens na mesma cor, utilizando apenas uma pequena diferença entre tons.

Seja qual for a sua escolha, saiba que todas essas opções precisam agradar a você 🙂

Essas são as nossas dicas de mesa posta, você tem alguma dúvida? Comente aqui conosco. Além dessas orientações, aproveite para ver também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *