O que é ser líder?

Como ser um bom líder?

É muito importante entender o conceito dessa palavra, principalmente se você tem a ambição de ser um bom líder.

Abaixo falaremos mais profundamente sobre o que é ser líder, suas principais características e tudo o que você precisa entender sobre o assunto. Vamos lá?!

O que é liderança?

Liderança nada mais é que ser alguém que consegue comandar outras pessoas, de forma a influenciá-las positivamente para alcançar um determinado objetivo.

A liderança não necessariamente precisa surgir por meio do estabelecimento de um cargo de líder, mas também ser algo natural da própria pessoa que tem perfil para isso.

O que é ser líder?

Um líder é quem consegue entregar bons resultados, que por sua vez, são gerados por meio de um bom trabalho em equipe. Isso contribui para o crescimento de cada um dos colaboradores.

É importante notar que o sucesso de uma equipe nunca depende apenas do líder, uma vez que é preciso que todos se esforcem e se mantenham empenhados para que atingir o objetivo preestabelecido.

Principais tipos de liderança

De acordo com Donald H. McGannon, “liderança é ação, e não posição”. Mas será que todas são iguais? Não. Ela é subclassificada em três tipos e vamos detalhá-los abaixo:

Líder liberal – Tem como foco dar total liberdade para que a equipe tome as decisões.

É a equipe que irá decidir o que é melhor a ser feito diante de cada situação enfrentada ou mesmo os passos para alcançar uma determinada meta.

Na realidade, não é necessário que exista um líder estabelecido nesse caso, uma vez que os profissionais já têm experiência e maturidade para conseguir gerenciar todo o seu trabalho, sem que exista algum tipo de supervisão direta.

Líder autocrática – Esse tipo de líder é o que sempre toma todas as decisões, fazendo com que os demais não definam ou decidam nada.

Este tipo de liderança anula qualquer participação dos colaboradores na tomada de decisão.

Esse é um tipo de líder chefe, em que ele cobra todos os funcionários por resultados, coloca pressão e não costuma considerar nenhum tipo de sugestão vindo dos mesmos.

Líder democrático – Este tipo de profissional, como o próprio nome já dá a entender, é bem diferente do liberal, uma vez que ele permite que sua equipe dê sugestão e ajude nas decisões que precisam ser tomadas.

Ele sem incentiva a colaboração, pede ideias e até mesmo feedback, o que dá espaço para todos darem sugestões.

Qual é o tipo de líder ideal? Essa questão não tem uma resposta correta, já que diversas atividades profissionais vão exigir atitudes distintas.

10 características de um bom líder

Quer desenvolver suas habilidades para assumir a liderança em algum momento na sua carreira? Abaixo selecionamos algumas das características que esta pessoa precisa ter. Confira!

Possui um bom relacionamento

É claro que um líder precisa saber como se relacionar com os demais. Afinal, ele comandará um grupo de pessoas com características diferentes e, por isso, deve ter capacidade de se comunicar com cada um, transmitindo a mensagem que deseja.

É importante que mantenha a harmonia do ambiente, seja um bom ouvinte e evite intrigas a todo custo.

Para ser um bom líder, ele deve dar a oportunidade para que todos da equipe possa falar e expressar sua opinião.

Tem autoconhecimento

Uma das características mais valorizadas entre os líderes é o autoconhecimento.

Essa capacidade permite controlar as emoções para tomar decisões mais práticas e eficientes.

Na realidade, o autoconhecimento é importante não só para os líderes, como para todos que estão dentro da equipe.

Com o controle emocional, o profissional consegue evitar o pânico das situações adversas e evitar insegurança e o medo, além de diminuir os picos de estresse.

Toma boas decisões

Um bom líder não é aquele que sempre tomará as decisões mais assertivas, mas aquele que auxilia na escolha de cada caminho. Será a experiência ao longo dos anos que indicará as melhores escolhas.

Tomar decisão, seja ela a mais adequada para cada situação, ao invés de ficar indeciso, é o que fará com que as pessoas sigam a sua liderança.

Por exemplo, quem escolhe as coisas por você? A sua vida é repleta de decisões e que precisam ser feitas e, inclusive nos erros, é necessário aprender com os caminhos definidos.

Treine hoje e sempre e não deixe que as coisas aconteçam apenas pela decisão do destino. Você é o líder de sua vida!

Como ser um bom líder? Tome boas decisões
Como ser um bom líder? Tome boas decisões

Conhece seus limites

Líderes sabem quais são seus limites e também o de todos os que estão em sua equipe. Ele tem noção bem clara do seu papel dentro da empresa e em quais assuntos está envolvido.

Ele sabe respeitar o espaço de seus funcionários e também dos seus pares.

Além de respeitar os seus próprios limites, ele não é invasivo e permite dar espaço a privacidade alheia.

Pede ajuda

Sempre que necessário, um líder deve pedir ajuda. É senso comum achar que pedir ajuda é sinal de pessoa fraca, mas isso é um grande engano.

Os grandes líderes sempre contam com bons conselheiros que ajudam a avaliar os riscos e benefícios de cada decisão.

Pedir ajuda é uma das ações mais humilde que existem.

Assim como toda a equipe precisa do líder, ele também precisa do seu time.

Faz desafios

É muito importante que o líder desafie sua equipe para descobrir suas fraquezas, forças e limites. Deixar todo mundo acomodado e em um ritmo lento acaba pode provocar um grande problema no futuro.

Criar desafios faz com que todos se esforcem e trabalhem duro para que atinjam o que for estabelecido.

Porém, as metas precisam vir acompanhadas de benefícios para não gerar sobrecarga.

Líderes não podem ficar na zona de conforto, caso contrário, serão superados.

Dá feedback

É importante reconhecer todo o trabalho e esforço de sua equipe. A falta de feedback é um dos motivos de maior insatisfação dos funcionários em uma empresa.

Logo, nada melhor do que orientar, dar feedbacks sobre o trabalho dos mesmos e também indicar pontos negativos que precisam ser melhorados.

Dessa forma, eles verão que o trabalho está sendo visto.

Tem responsabilidade

Não dá para fugir dos problemas. Um bom líder está presente sempre que necessário e é o primeiro a recomendar uma solução para qualquer dificuldade. Ele deve assumir as responsabilidades.

Será preciso passar por diversos obstáculos durante a jornada. Por isso, quando alguém assume o cargo de líder, precisa encontrar formas mais fáceis de superar um problema.

Se a decisão for tomada em conjunto com a equipe, será melhor ainda, já que os colaboradores vão se sentir parte do processo.

Dá exemplo

Um bom líder inspira os demais, não apenas no campo profissional, mas em todas as etapas de sua vida.

Seja na pontualidade, no controle emocional, na tomada de decisão, o líder precisa ser o exemplo e refletir aquilo que ele cobra do seu time.

Por isso, um líder precisa construir sua reputação e dar exemplo para os outros.

É versatilidade

Um bom líder sabe como enfrentar as mudanças e adversidades, além de estar sempre em busca de oportunidades diferentes para promover a eficiência da sua área.

É por isso que a versatilidade é uma característica muito importante, já que permite se adaptar rapidamente e ter tranquilidade para sair de determinadas situações.

Estando confortável, ele terá mais energia para executar todas as suas tarefas, desviando do que pode comprometer o seu tempo.

Qual é a relação entre autoconhecimento e liderança?

Como ser um bom líder? Inspire sua equipe
Como ser um bom líder? Inspire sua equipe

O controle emocional é o ponto de partida para se diferenciar na liderança. Pessoas nervosas, com alteração constante de humor, acaba atrapalhando o desempenho dos demais integrantes da equipe.

O autoconhecimento permite ao bom líder controlar suas emoções para enfrentar todas as adversidades.

Quais características de um bom líder com quem já tenha trabalhado? Comente abaixo. Estamos curiosos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *