Como‌ ‌fazer‌ ‌empréstimo‌ ‌com‌ ‌FGTS?‌

É possível sim fazer empréstimo com FGTS e passou a ser uma modalidade permitida apenas recentemente. Assim como outras liberações de crédito podem contar com garantia, seja ela de um veículo automobilístico ou bem imobiliário, o Fundo de Garantia de Tempo do Serviço (FGTS) entra também com a mesma funcionalidade.

Se você é um trabalhador com contrato regido pela Consolidação das leis de trabalho (CLT) e está precisando de dinheiro emprestado de alguma instituição financeira, basta continuar a leitura para entender tudo sobre essa modalidade de crédito.

Como conseguir esse empréstimo?

Fazer empréstimo com FGTS é possível para os funcionários que possuem contrato dirigido pela CLT em que o patrão da empresa na qual ele trabalha deposita mensalmente 8% do valor de seu salário em uma conta na Caixa. Tal fundo serve como garantia caso o trabalhador seja demitido sem que uma causa justa exista, fazendo o correntista usar o dinheiro em alguns casos.

Uma das maneiras de dispor desse saldo é por meio de um empréstimo de antecipação. Mas vale lembrar que o uso direto do dinheiro depositado na conta não pode ser feito, isto porque tal empréstimo apenas usa a quantia como forma de garantia para o pagamento do crédito, assim como se fosse um carro ou imóvel estivesse em questão. Usando o FGTS para isso, o indivíduo vai encontrar não só melhores condições para prazo como também taxas de juros menores.

Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias podem oferecer essa modalidade de crédito. O dinheiro obrigatoriamente deve ser destinado para a compra de um imóvel.

A Caixa pode liberar crédito com garantia do FGTS

O maior banco público do Brasil conta com algumas linhas de crédito para quem quer usar o FGTS como avalista, tais como:

  • Empréstimo consignado da caixa – Com fundos de garantia do FGTS;
  • FGTS para Aquisição de Órtese e Prótese;
  • FGTS para a casa própria.

É possível usar o saldo do FGTS para dar início ao financiamento de um bem imobiliário, como também para a construção de uma casa. Ademais, será possível direcionar o crédito para amortizar as prestações restantes de algum negócio relacionado a imóveis ,assim como liquidar saldo devedor.

O empréstimo consignado Caixa com esse fundo não está disponível a todo instante, sendo assim você deverá prestar atenção a que momento ele será permitido para novas contratações.

Exigências para liberar empréstimo com garantia de FGTS

A Caixa pode sempre mudar algumas das exigências e requisitos para fazer empréstimo com FGTS. É necessário que o indivíduo comprove o período de trabalho por meio do extrato bancário, assim como documentos de identidade.

Ao se falar do financiamento de imóveis outras documentações também serão pedidas, como por exemplo os documentos de cônjuge, caso a pessoa seja casado. O uso do fundo de garantia não poderá ser usado no caso da pessoa ter menos de três anos de trabalho com o CLT, por aqueles que já estão envolvidos em um financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), assim como será impedido de usar o FGTS para essa contratação caso já seja proprietário de um bem imobiliário na sua cidade.

Caso você esteja totalmente habilitado para este tipo de crédito e nada lhe impeça de realizar o financiamento, mais algumas condições podem ser exigidas, tais como:

  • O imóvel de estar na zona urbana;
  • Deve ser para o uso de quem está fazendo a contratação;
  • O bem imobiliário não pode ter sido financiado com o FGTS anteriormente;
  • Ter o valor máximo de R$ 1,5 milhão.

Como conseguir um empréstimo com garantia do FGTS?

Para fazer empréstimo com FGTS você deve apresentar alguns documentos como:

  • Comprovante de renda;
  • Carteira de trabalho ou extrato de conta;
  • Documento de identidade.

Fazendo a solicitação do seu empréstimo, você deverá esperar que toda a análise de perfil seja feita e, caso tudo ocorra bem, receberá a aprovação e o crédito já pode ser depositado em sua conta.

Como a liberação do empréstimo da Caixa deve ser usado?

Para fazer empréstimo com FGTS, necessariamente o crédito deverá ser para uso em imóveis, seja na compra ou na construção de um novo. Mas ainda existe uma contratação de crédito que não obrigará a pessoa a usar esse dinheiro apenas para esse fim destacado acima, é o empréstimo consignado com fundos do FGTS, modalidade que permite que a pessoa o gaste da maneira que quiser sem ter que prestar esclarecimento nenhum a respeito.

Empréstimo com garantia do FGTS: Simulação e juros

A Caixa deve disponibilizar um simulador que permite avaliar, em tempo real, as condições e saldo disponível. Ele é muito útil e servirá para que a pessoa conheça um pouco mais sobre quanto poderão ficar as suas taxas de juros, mas podemos adiantar que quanto maior for a garantia, menor serão as taxas de juros.

De maneira simples, você deve acessar o site e informar, por exemplo, o valor que você deseja receber, o estado onde mora, além de quantas parcelas deseja pagar pelo negócio. Depois de receber as proposta, você saberá se fazer empréstimo com FGTS pode valer a pena ou não.

Outros empréstimos com garantia na Caixa

Além de fazer empréstimo com FGTS, a Caixa Econômica Federal ainda pode oferecer a liberação de crédito a partir de outras garantias, como:

  • Investimentos;
  • Imóveis;
  • Veículos de diferentes modelos e anos.

As condições de cada financiamento são avaliadas de acordo com o valor do bem apresentado e as garantias do contratante.

Descubra aqui como fazer a alteração da conta da Sabesp

Deixe um comentário