Qual a diferença entre resumo e resenha?

diferença entre resumo e resenha

Português está entre os assuntos que causam confusão na mente de alguns estudantes. Já falamos sobre as diferenças entre coesão e coerência, bacharelado e licenciatura, dessa vez vamos revelar qual a diferença entre resumo e resenha. Vamos lá?!

Com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de outros vestibulares, sempre surgem dúvidas sobre alguns tipos de textos, já que os processos seletivos exigem que seja feita uma redação durante as provas.

Hoje você vai compreender na prática qual a diferença entre resumo e resenha.

Muitos estudantes também fazem resumos para facilitar os estudos. Mas como saber se na verdade você está produzindo um resumo ou uma resenha?

Abaixo vamos explicar e mostrar alguns exemplos para que você compreenda qual a diferença entre resumo e resenha. Aproveite para ver também:

O que é um resumo?

O resumo é uma modalidade de texto que aponta as principais informações sobre outro texto, livro, artigo, vídeo, notícia, etc. Ou seja, sobre qualquer coisa que você queira resumir.

Para fazer um bom resumo você precisa prestar muita atenção ao conteúdo principal, para identificar os pontos principais. Se for um texto, por exemplo, leia devagar, de forma calma, e de preferência em um local silencioso, onde você possa se concentrar melhor na leitura.

Se você for resumir algum vídeo, também tente vê-lo em um lugar silencioso, onde possa ver e ouvir de forma clara o que está sendo dito e mostrado.

Agora, usando o exemplo do texto novamente: sublinhe ou passe algum marcador nas partes que você considera de maior importância. Depois, elabore o resumo com as informações que separou e sempre se lembre de ler o seu resumo depois de feito, para ver se está coerente e se conseguiu reunir o conteúdo de maior importância.

O que é uma resenha?

A resenha é um conteúdo que procura analisar e descrever os fatos de maior importância sobre algum livro, filme, série, álbum, obra de arte etc, geralmente com a opinião do autor dentro do texto. A resenha pode ser crítica, onde você é livre para dizer sua opinião sobre o que está analisando, ou pode ser apenas descritiva, onde deve apontar o que considerou de mais importante sobre o objeto analisado.

Para fazer uma boa resenha, assim como no resumo, você precisa prestar muita atenção no que está analisando.

Por exemplo, vamos imaginar que você esteja escrevendo uma resenha sobre uma série de televisão, então no começo do texto faça uma breve apresentação sobre o seriado:

“One Tree Hill é uma obra do canal americano WB/CW, que conta a história de Lucas Scott, um garoto de 17 anos que foi abandonado pelo pai quando criança e agora é obrigado a jogar no mesmo time de basquete de seu meio irmão, Nathan Scott…”

O seu leitor precisa saber um pouco sobre a série para entender a resenha, além disso, se o seu texto for crítico, no final você terá que indicar se a outra pessoa deve ou não vê-la.

Se a sua resenha for descritiva, faça os mesmos passos da crítica, mas não coloque suas opiniões no texto.

Aqui separamos também uma explicação de como fazer uma citação direta e indireta, além de dicas de como melhorar sua interpretação de texto e exemplos de figuras de linguagem.

Depois de te explicar os conceitos sobre cada um para que você compreenda qual a diferença entre resumo e resenha, uma boa forma de analisar é na prática, certo? Por isso, separamos aqui exemplos de cada tipo de texto para você estudar mais.

Resumo sobre o filme Olga

Olga Benário Prestes é alemã filha de pais judeus, tornou-se uma ativista do comunismo. Olga logo se destaca no Partido Comunista, onde conhece Luís Carlos Prestes. Quando Prestes volta ao Brasil para liderar uma revolução armada, Olga é designada para escoltá-lo. Passam a viver na clandestinidade enquanto planejam a derrubada do governo de Getúlio Vargas. Durante este período, a relação amorosa entre Prestes e Olga amadurece e ela fica grávida.

Quando o movimento revolucionário é derrotado pelas forças de Vargas, Olga e Prestes são presos pelo chefe de polícia. Diante da possibilidade de ser deportada, Olga divulga sua gravidez e solicita asilo político por ser casada e estar grávida de Prestes.

Mesmo assim Olga é deportada. Na prisão ela dá à luz uma filha que batiza de Anita Leocádia, em homenagem a D. Leocádia, mãe de Prestes. Quando Olga não tem mais capacidade de amamentar, a menina é retirada de Olga e entregue à D. Leocádia, só que é dito para Olga que a menina vai ser entregue a uma família nazista.

Ocorrem inúmeras tentativas de retirar Olga da prisão, porém essas tentativas não surtem efeito e ela é levada para um campo de concentração onde é morta na câmara de gás.

Somente anos depois, Prestes e sua filha leem a última carta de Olga, onde faz uma comovente despedida.

Resenha do filme Extraordinário

Baseado no livro escrito por R.J. Palacio, Extraordinário, filme dirigido e co-escrito por Stephen Chbosky, nos conta uma história inspiradora e que vai servir como exemplo para muitas crianças e jovens que lidam, diariamente, com a percepção de serem vistos – e tratados – como diferentes pelos outros.  

August “Auggie” Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma doença craniofacial congênita. Em decorrência disso, desde cedo, aprendeu a ter uma vida um tanto solitária, na medida em que seu contato com o mundo exterior era restrito aos seus pais (Julia Roberts e Owen Wilson) e à única amiga (Danielle Rose Russell) que sua irmã (Izabela Vidovic) tinha.

Após anos sendo educado em casa pela mãe, quando Auggie chega ao quinto ano do colégio, os pais decidem que é chegado o momento do filho ingressar numa escola, tendo contato com crianças de sua idade e ganhando independência no mundo exterior. Extraordinário acompanha justamente a inserção de Auggie num mundo escolar que o recebe de maneira abrupta, com estranhamento por parte dos colegas, e situações chatas como bullying e isolamento.

O filme enfoca, basicamente, a força interior e a perseverança de Auggie num ambiente que o trata de maneira muito hostil e a grande mensagem do filme reside no fato de que, apesar de entrar em contato com sentimentos como a dor e a decepção, Auggie oferece a outra face, encarando seus dias com muita resiliência e tentando transpor as barreiras que lhe são impostas com lições de humildade e de amor.

É interessante também notar que Extraordinário não se resume somente às batalhas internas e diárias vividas por Auggie. O filme nos mostra que, quando uma família enfrenta uma enfermidade como a que Auggie possui, não é só a vida dele que é afetada, a de todos acaba sendo influenciada. Então, o núcleo familiar dos Pullman gira em torno de Auggie.

Por isso mesmo, a decisão muito acertada de Stephen Chbosky de utilizar um recurso narrativo que nos permite enxergar os conflitos internos de boa parte das personagens – uma pena que esse recurso não tenha sido estendido para os pais dele.

Alguns irão acusar Extraordinário de ser um filme que tem a intenção proposital de manipular as emoções da plateia. Discordo disso. A verdade é que, na maneira como foi dirigido por Stephen Chbosky, o filme nos faz sentir muita empatia por tudo o que a família Pullman vive. Mesmo que não tenhamos tido uma experiência como a de Auggie, é impossível não se colocar no lugar dele diante de tudo que ele irá passar.

Mesmo percorrendo caminhos que são previsíveis, Extraordinário nos conquista por completo, sendo um longa que emociona, comove e nos faz perceber que a beleza da vida está em enxergar as pessoas pelo que elas são – sem máscaras, sem primeiras impressões, sem influências de aparências. Sem dúvida, um filme obrigatório para todas as idades!

Agora que você já sabe a diferença entre resumo e resenha, que tal escolher uma obra e criar os dois tipos de texto para aprimorar mais ainda a sua escrita e se dar bem nos vestibulares? 

Temos aqui algumas dicas de como fazer uma redação nota 1000 e explicações sobre os melhores bairros de São Paulo. 

Além de aprender sobre qual a diferença entre resumo e resenha, aproveite para entender:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *