Por onde começar a minha estratégia de marketing de conteúdo?

Por onde começar a minha estratégia de marketing de conteúdo?

Precisamos muito falar sobre a sua estratégia de marketing de conteúdo. Ela está sendo eficiente? Você percebe algum aumento do tráfego? As pessoas ficam mais tempo no seu site?

Uma vez um amigo estava analisando o desempenho do seu site e percebeu que ele não crescia no tráfego orgânico. Ele mudava alt das imagens, meta descrição das páginas principais, mas nada fazia o número de visitantes crescer.

Expliquei a ele que o segredo está em ajudar o consumidor na sua jornada e as coisas iriam melhorar. Foi quando ele me perguntou, mas “por onde começar a minha estratégia de marketing de conteúdo?”

A resposta a esta pergunta é algo tão simples, mas foge aos olhos das pessoas que estão sempre no “guidão da bicicleta”, termo dado para aqueles que ficam focados demais dentro do produto e não conseguem enxergar o fator externo.

Pare, olhe para a concorrência

O primeiro fator para você deve olhar ao iniciar a sua estratégia de marketing de conteúdo é elencar quais são os seus concorrentes.

Separe eles por:

  • Concorrentes que vendem para o mesmo público-alvo
  • Concorrentes que falem com o mesmo público-alvo
  • Sites que podem atrair a atenção do seu público-alvo

Pronto, após identificar e classificar os seus concorrentes, você deve usar ferramentas como SEMrush ou Ubersuggest para analisar a autoridade de domínio (DA) de todos os sites e também o volume de keywords indexadas entre a primeira e 20ª posições do Google. Coloque isso tudo em uma planilha.

Filtre o conteúdo da concorrência

Ao chegar nesta etapa, você já tem uma ideia no campo visual de quem são os seus competidos na busca orgânica. Com isso, deverá então identificar em que situação está o seu site comparando os dois indicadores: keywords indexadas e autoridade de domínio (DA).

No SEMrush é possível também avaliar quais são os sites que brigam com você dentro do mesmo grupo de keywords, seus principais inimigos da página principal do Google.

Se tiver uma conta paga do SEMrush, poderá exportar todas as keywords dos seus concorrentes para trabalhar em uma planilha, mas se você não tem um plano pago, tem outros caminhos viáveis.

O primeiro é abrir o sitemap do seu concorrente para identificar todo o conteúdo gerado por ele. Identifique um grupo de palavras-chave e teste o grau de competitividade delas no Ubersuggest.

Dica: escolha sempre keywords com volume entre 90 e 260 pesquisas mensais e que tenham um PD (indicador de dificuldade) acima de 70% para rankeamento no top 20 do Google.

Ao fazer esta segmentação, a sua estratégia de marketing de conteúdo estará bem estruturada e trará bom resultado em um curto período.

Posso escrever qualquer coisa?

Não! Como disse, o ponto de partida da sua estratégia de marketing de conteúdo é olhar o que está fazendo a concorrência. Na hora de produzir o conteúdo será o mesmo caminho. Escolha a keyword que deseja trabalhar e faça uma pesquisa no Google.

Abra os 10 primeiros resultados e analise o que cada um tem de diferente. Elementos como:

  • Observe o tamanho do texto
  • Observe a quantidade de imagens
  • Tem vídeo?
  • Tem algum material gráfico?

Se você seguiu as orientações acima, já terá uma noção sobre que tipo de conteúdo fazer para a keyword escolhida.

Lembre-se que, eles já estão no topo e você terá que fazer algo bem melhor para ocupar aquele espaço.

Montando minha estratégia de conteúdo

Se esta também é a sua dúvida, anote os passos acima e comece a aplicar no seu trabalho. Primeiro, veja os tipos textuais e faça conteúdos de diversos formatos: pode ser apenas texto, pode ser listas, pode ser texto mesclado com imagens ou gifs.

O formato de sucesso não vai ser alcançado nas primeiras produções, a evolução vai garantir o sucesso da sua estratégia de conteúdo.

Como publicar meu texto?

Este é um item que muitas pessoas pecam ao colocar em prática uma estratégia de marketing de conteúdo. Você planeja, faz o estudo de concorrência, produz o conteúdo, mas pode ter falhado na hora de publicar o texto.

Alguns cuidados são necessários:

  • Verifique se o conteúdo está otimizado
  • Escolha com cuidado as imagens do conteúdo
  • Escolha o local correto para fazer sua estratégia de linking building
  • O conteúdo dialoga com seu público-alvo?
  • Escolha a URL adequada a keyword
  • Segmente a publicação por categoria

Depois de cuidar de todas estas etapas, faça uma planilha de gestão para monitorar o desempenho individual de cada conteúdo na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Seguindo estes passos acima, é grande a possibilidade de você alcançar melhores posições e alcançar mais tráfego para o seu site.

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo cobre a ação de ponta a ponta ou, como alguns gostam de chamar, 360 graus.

Se tem dúvidas sobre a implementação de uma estratégia de marketing conteúdo ou precisa de uma consultoria, escreva nos comentários abaixo e entraremos em contato contigo.

Tenho uma solução bem eficiente de marketing de conteúdo para você que busca pacientes para o seu consultório ou alunos para a sua universidades. Vamos conversar?

Se você atua em uma universidade, escolha ou rede de ensinos e não sabe por onde começar o seu marketing educacional, leia este artigo.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *