Quais as normas de segurança para locação de andaimes?

Quais as normas de segurança para locação de andaimes

A locação de andaimes é uma prática comum na construção civil e em algumas indústrias, entretanto, seguir corretamente as normas de segurança para esse tipo de contrato é fundamental para estar em conformidade com a lei e para proporcionar mais segurança aos trabalhadores.

Em uma obra, essas estruturas são usadas para que os profissionais possam realizar trabalhos em níveis mais altos, seja para construção, pintura, revestimento, manutenção ou outros. Devido ter um uso imprescindível na maior parte das obras, a locação de andaimes torna-se uma necessidade para diversas empresas.

Quais as regras acerca da locação de andaimes?

No Brasil, as principais normas referentes à locação de andaimes e seu uso são a ABNT 6494 e a Norma Regulamentadora do Trabalho e Emprego (NR-18). Juntas, essas regras direcionam algumas questões que devem ser cumpridas pela empresa de locação e pelo locatário ao realizar esse tipo de contrato.

A primeira questão refere-se à identificação, pois a NR-18 define que é necessário que haja a identificação obrigatória de todas as peças que compõem os andaimes, sendo que ela deve ser gravada nos componentes de forma legível e em locais facilmente visualizados.

Entre as informações que devem estar presentes está a identificação do fabricante e/ou locador, referência do tipo, lote e ano de fabricação desses equipamentos. Essas indicações são necessárias para que o fabricante ou locador possam ser encontrados em caso de problemas ou acidentes.

A norma também determina que os fabricantes de andaimes sejam devidamente registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, garantindo que as etapas de fabricação estejam em conformidade com as normativas da organização.

Existem ainda outras normas referentes, principalmente, à montagem dos andaimes que serão abordadas
em seguida.

Quais os cuidados na montagem/desmontagem?

A maioria dos acidentes em canteiro de obras deve-se a problemas na montagem ou uso dos andaimes, o que torna essa etapa fundamental para garantir a segurança dos profissionais.

A NR-18 determina que a montagem do andaime deve ser feita em solo antiderrapante, nivelado e com forração completa. As estruturas também devem ser equipadas com sistema de guarda-corpo e rodapé.

Outra obrigação é que as estruturas sejam montadas por profissionais legalmente treinados e qualificados para realizar essa atividade, devendo eles serem preparados para lidar com o tipo específico de andaime e seguindo as normas da NR-25.

A legislação possui diversas exigências técnicas, o que torna necessário a locação de andaimes com uma empresa confiável e que tenha profissionais e equipamentos adequados para a montagem, como cinto tipo paraquedista com duplo talabarte e outros equipamentos de segurança.

Os profissionais responsáveis pela montagem devem ter crachá de identificação informando a data do último exame médico ocupacional e treinamento.

Para a montagem dos andaimes também é necessário seguir regras referentes à altura, pois as torres não devem ultrapassar em altura mais que quatro vezes a menor dimensão da base de apoio, garantindo estabilidade para a estrutura.

Ao instalar os andaimes deve-se ainda se atentar se as estruturas estão próximas da rede elétrica, principalmente em caso de estruturas com rolagem. Para o desmonte, deve-se seguir as mesmas normas de seguranças, sendo realizado por profissionais qualificados e em um local que não haja passagem de transeuntes.

Devido essas diversas questões referentes aos cuidados com segurança e cumprimentos de normas a empresa locatária deve se atentar se a contratada atende essas exigências de segurança, se possui equipamentos padronizados e identificados e também se conta com profissionais experientes e treinados na execução dessas tarefas.

Quais cuidados os profissionais devem tomar ao utilizar andaimes?

Os acidentes também são comuns nos canteiros de obra devido a problemas na utilização, sendo que após a locação de andaimes o treinamento dos profissionais que vão usar esse recurso deve ser outra prioridade. Confira algumas dicas!

Não sobrecarregar a estrutura

A estrutura terá uma capacidade de carga de acordo com o indicado pela empresa contratante que é o necessário para a execução das atividades. Dessa forma, essa carga indicada deve sempre ser respeitada, pois o excesso de peso pode ser responsável por um acidente.

Usar sempre os equipamentos de proteção

O uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) é essencial para garantir a segurança do trabalhador durante o desenvolvimento das atividades, sendo responsabilidade do profissional utilizá-los e do supervisor verificar.

Usar as escadas de acesso

Os acidentes também são comuns devido à ausência ou não uso das escadas de acesso ao andaime, de forma que os trabalhadores precisam escalar a estrutura colocando a própria segurança em risco, assim como a dos demais. Portanto, além da presença da escada de acesso, o uso desta deve sempre ser realizado.

A locação de andaimes é a opção que apresenta melhor custo-benefício para construtoras e empreiteiras, entretanto, deve-se sempre avaliar se a empresa parceira cumpre as normas de segurança definidas para esse segmento.

Você acabou de descobrir as principais informações sobre a locação de andaimes, aproveite para ver também quais são os melhores bairros para morar em SP e as melhores cidades do mundo para viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *